OBJETIVOS
Na Oficina do Adobe de Aveiro realizada, procuramos dar uma visão global e sensibilizar os participantes para os distintos aspectos que envolvem a produção, a construção e o revestimento de construções em adobe.
O adobe foi um material extremamente utilizado na construção da região centro litoral de Portugal. O seu uso, até meados dos anos sessenta do século XX, gerou um património arquitetónico que se encontra ainda em uso e em perigo de destruição, devido á falta de conhecimentos atuais para a sua correta manutenção. Pretendia-se que os participantes adquirissem, um conjunto de conhecimentos básicos sobre a matéria-prima, o material e a sua construção e comportamento passível de utilizar em intervenções de construção em adobe.

METODOLOGIA
Esta Oficina teve o privilégio de ter como cenário a Quinta do Areal : o antigo areal de Manuel Duarte que foi um dos mais importantes núcleos de fabrico de adobes, na região, que se manteve em atividade até aos anos 70 do séc. XX.

A Oficina foi organizada em duas partes:

Uma primeira parte, teórica, com a apresentação de quatro palestras abrangendo exaustivamente o tema.

  • Palestra I : “ A produção de adobe” por Maria Fernandes
  • Palestra II: “ O Areeiro de Manuel Duarte” por Luís Santiago
  • Palestra III: ” Reabilitação de edifícios de adobe e o apoio da investigação” por Alice Tavares
  • Palestra IV : “Rebocos sobre paramentos de adobe na região de Aveiro” por Maria Fernandes

Na Segunda parte foi desenvolvida uma oficina prática, onde os participantes puderam conhecer os materiais e utensílios utilizados para a produção do adobe. Foram exclusivamente utilizados os moldes originais, de paredes interiores, de paredes exteriores, de muros e até de poços, bem como a areia do areal da propriedade.

LOCAL
Quinta do Areal, Esgueira

DATA
A 29 de Maio de 2016

ORADORES
– Arq. Maria Fernandes
– Arq. Luís Santiago
– Arq. Alice Tavares

DESTINATÁRIOS
Esta Oficina está destinada a arquitectos e engenheiros civis, profissionais e estudantes, arqueólogos, ambientalistas, profissionais da construção e afins e naturalmente, a todos os interessados nesta temática.

INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES
Inscrição obrigatória, com número máximo 20 de participantes
.No final será entregue o Certificado de Participação.