OBJECTIVO
Durante a permanência da exposição da obra de Teresa Beirão no MAEDS e com o objectivo de divulgar uma técnica de construção em Terra muito típica desta região – o adobe – procuramos sensibilizar os participantes para os distintos aspectos que envolvem a produção, a construção e o revestimento das construções em adobe, na zona de Setúbal.
O adobe foi um material extremamente utilizado na construção da região centro litoral de Portugal. As migrações de população desta região para o Sul, mais concretamente para a península de Setúbal, pode explicar a disseminação do uso desta técnica construtiva nas Casas Caramelas.
O seu uso, até meados do século XX, gerou um património arquitectónico que se encontra ainda em uso e em perigo de destruição, devido à falta de conhecimentos actuais para a sua correcta manutenção.

SEMINÁRIO
Pretende-se que os participantes adquiram um conjunto de conhecimentos básicos sobre a matéria-prima, o material e a sua construção, bem como a sua utilização na construção das casas rurais desta zona.
Será dado a conhecer o adobe como técnica construtiva de terra, a sua presença e importância no Património Edificado.

LOCAL
Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal – MAEDS
Avenida Luísa Todi 162

DATA
20 de Maio de 2017, das 10:00 a 13:30

ORADORES
– Antropóloga Teresa Sampaio – Museu Municipal de Palmela
– Eng.ª Inês Oliveira – Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da UNL
– Eng.ª Paulina Faria – Professora Associada da Universidade NOVA de Lisboa
– Arq.ª Alice Tavares – Investigadora de Pós-doutoramento no RISCO – Dep. de Eng. Civil da UA
– Arq.ª Maria Fernandes – Investigadora integrada do CEAACP

DESTINATÁRIOS
Este Seminário está destinado a arquitectos e engenheiros civis, profissionais e estudantes, arqueólogos, ambientalistas, profissionais da construção e afins, e naturalmente, a todos os interessados nesta temática.

INSCRIÇÃO
Inscrição obrigatória, com o número máximo de participantes será de 35.
O valor da inscrição inclui a assistência às palestras e certificado de participação.

Para inscrição preencha o formulário de inscrição.

A inscrição só é considerada efectiva após o envio do comprovativo de transferência bancária para info@centrodaterra.org e preenchimento da ficha de inscrição.