OBJETIVOS
A Cdt, CMV e UTAD apresentam o Evento Arquitectura em Terra da Trás-os-Montes e Alto Douro tendo como tema a técnica do Tabique e Argamassas Tradicionais, a decorrer no dia 03 de Novembro de 2017.
Esta Oficina surge num momento de grande intervenção no património das nossas cidades, que tem na maior parte dos casos como opção comum a destruição do interior dos edifícios deixando apenas as paredes exteriores em pedra. Esta actividade pretende sensibilizar projectistas, construtores e o público em geral para todo um património que se caracteriza não só pelas fachadas mas também pela riqueza dos seus elementos interiores, em particular o Tabique.

O Tabique é um das técnicas de construção em terra presentes em todo o território Português e marca também a nossa presença nos territórios colonizados.

Pretende-se dar a conhecer o valor desta técnica construtiva, suas características e vantagens.

METODOLOGIA
Com a participação de oradores especialistas na matéria vamos dar a conhecer as diferentes fases de projecto e compreender as características do Tabique. Perceber as vantagens da utilização esta tecnologia através da manutenção, recuperação e criação de novos projectos de Arquitectura.

A acção será desenvolvida em dois momentos.

Seminário
Será dado a conhecer o Tabique como técnica construtiva de terra, a sua presença e importância no Património Edificado.
Arquitectos, engenheiros e Investigadores falarão da sua experiencia e importância do Tabique nas suas intervenções. A importância de conhecer esta técnica, saber manter estes elementos nas obras de recuperação e/ou utilização em novos projectos.

Visitas
Teremos a oportunidade visitar três edifícios, exemplos desta construção na cidade de Vila Real.

LOCAL
Câmara Municipal de Vila Real (CMV)

DATA
A 03 de Novembro de 2017

ORADORES
– Arq. Ana Antunes – Associação Centro da Terra / A³ – Ateliê Academia de Arquitectura
– Anabela Paiva – UTAD/C MADE
– Engº João Miranda Guedes – FEUP
– Nuno Martins
– Paulo Gomes

ALMOÇO
Restaurante panorâmico da UTAD

DESTINATÁRIOS
Esta Oficina está destinada a arquitectos e engenheiros civis, profissionais e estudantes, arqueólogos, ambientalistas, profissionais da construção e afins e naturalmente, a todos os interessados nesta temática.

INFORMAÇÕES AOS PARTICIPANTES
Inscrição obrigatória, com número máximo 60 de participantes.
No final será entregue o Certificado de Participação.
Faça a sua inscrição através do link  https://goo.gl/forms/Gh6tNRk3I86TWjHI3A

A inscrição é só será considerada efectiva após preenchimento do formulário de inscrição e o envio do comprovativo da transferência bancária para info@centrodaterra.org.