A Associação Centro da Terra, em colaboração com a Explore-Aveiro, promovem de uma visita guiada para explorar o universo do Adobe na Quinta do Areal.

OBJETIVO
Divulgar as particularidades da Arquitectura de Terra característica da região aveirense, o Centro da Terra irá promover uma visita à Quinta do Areal com o intuito de dar a conhecer os aspectos materiais e tecnológicos da produção tradicional de adobes de cal, cujas alvenarias ocorrem por todo o este território litoral, caracterizando o edificado, a paisagem e até a vida e cultura locais.

Amplamente utilizada na construção da região centro litoral de Portugal, onde a pedra adequada à construção rareia, o adobe de cal viria a generalizar-se por todo o território ao longo do séc, XIX e a primeira metade do séc. XX. Inicialmente produzida a partir de alguns afloramentos calcários da região e em fase posterior nos inúmeros fornos que proliferaram em Cantanhede, a cal surgiu assim como um elemento fundamental para a estabilização deste tipo de terras de areias e surraipas. Feitos em moldes e secos ao sol, os adobes de cal permitiram construir um vasto património arquitectónico, assumindo uma materialidade própria que se estendeu por toda a região, na generalidade dos edifícios, em muros e estruturas de apoio à lavoura; aquedutos de rega, anexos e até poços.

METODOLOGIA
Referência preservada dessa actividade de produção de adobes de cal, a Quinta do Areal, situada em Esgueira, no areal de Manuel Duarte, produziu adobes de cal de 1909 até 1973. É nesta Quinta, que gentilmente a Família nos abre as portas, que podemos reconhecer os materiais e os sítios que testemunharam todo o processo; da recolha das terras, à extinção da cal, da preparação da amassadura, às diferentes formas, moldes que as tendeiras enchiam no areal onde, por fim, os adobes ficavam a secar ao sol.
O Arq.º Luís Branco Santiago será o nosso guia nesta visita que é também o pretexto para muitas histórias ligadas à vida e ao contexto social e económico desta actividade.

LOCAL
Quinta do Areal, Esgueira

DATA
08 de Setembro de 2018

GUIA E ORADOR
Arq. Luís Branco Santiago

COMISSÃO ORGANIZADORA
– Ana Perdigão Antunes (Centro da Terra)
– Emilia Lima (Centro da Terra)
– Susana Caldeira (Explore-Aveiro)

DESTINATÁRIOS
O evento destina-se ao público em geral.

INSCRIÇÕES
Inscrição obrigatória e limitada.
Preço: 5€ (Reverterá totalmente a favor da Associação sem fins lucrativos Centro da Terra)

Para reservar é necessário enviar um email e-mail para: info@explore-aveiro.com (indicando o número e nomes das pessoas que deseja inscrever).