ENQUADRAMENTO
É o momento de nos concentrarmos na nossa própria capacidade de regeneração.”
“O processo de regeneração é-nos bastante familiar. É o processo de cura desencadeado pelo nosso organismo, quando restaura uma parte danificada a partir de uma parte ainda saudável.  No mundo natural, é a capacidade da natureza para se autorrenovar. Ou seja, a capacidade de uma espécie ou biossistema se recuperarem por si próprios, desde que o Homem deixe de exercer a sua pressão extrativa (como tem feito até aqui).” 
Christiana Figueras e Tom Rivett-Carnac (in “O Futuro Que Escolhermos”)

A crise climática a que assistimos, não nos pode deixar indiferentes. A regeneração da natureza tem que “ser intencional, planeada e bem executada de acordo com a escala”, para garantir a evolução e o futuro do planeta. Temos que deixar de ser egoistas, olhar para o Planeta Terra como a nossa “casa”, e a Natureza nosso “abrigo” e aprender a viver em armonia.
A utilização de elementos construtivos em terra pode resultar na redução dos potenciais impactes ambientais em cerca de 50%, quando comparados com o uso de materiais convencionais. Dependendo do tipo de processamento e do material complementar envolvido, o material terra pode ser reaproveitado e reutilizado num ciclo fechado, com a mesma função do anterior ou devolvido ao ambiente natural, vezes sem conta. Para além de aspetos benéficos relacionados com o conforto, a saúde e a economia, a terra, parece ser um material de construção com futuro.

A Associação Centro da Terra, organiza o seminário SAT 2021, com o tema “A Terra Material Regenerativo”.

OBJETIVOS
O Seminário tem como objetivo a divulgação e sensibilização da terra como material construtivo, enquanto material capaz de dar resposta aos critérios de sustentabilidade cada vez mais exigidos e necessários na indústria da construção.
Pretende-se promover um debate alargado sobre a implementação de boas práticas no âmbito de processos de edificação baixo carbono explorando o potencial da utilização da terra crua sob diferentes formas e inserida nos contextos atuais de gestão do ciclo de vida da construção.

O seminário decorre durante dois dias, o primeiro dedicado a conferências e mesas redondas, e um segundo dia com visitas às construções em terra da região de Santiago de Cacém.

Paralelamente decorrerá a exposição – Terra Material Regenerativo – “Gestão e Uso”.

LOCAL
Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, Santiago do Cacém
https://goo.gl/maps/UYsmnpciyzcJo6HMA

DATA
6 e 7 de Novembro de 2021.

DESTINATÁRIOS
O evento destina-se a todos os profissionais da área da construção e ao público em geral.

ORGANIZAÇÃO
– Ana Perdigão Antunes (Centro da Terra)
– Ana Velosa (Centro da Terra)

Equipa Executiva / Colaboração
– Ana Pato (Centro da Terra)
– Cláudia Gaspar (Secção Regional do Alentejo – Ordem dos Arquitectos)
– Dimi Chatziargyriou (Centro da Terra)
– Idália Gomes (Centro da Terra)
– Jorge Fernandes (Universidade do Minho / Centro da Terra)
– Luísa Gomes (Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca)
– Maria Fernandes (Centro da Terra)

– Patrícia Marchante (Centro da Terra)
– Rui Morbey (Centro da Terra)

 INSCRIÇÃO
Preço reduzido: até 11 de outubro de 2021
Preço normal: até 03 de novembro de 2021

Inscrição obrigatória (inclui coffee-break e certificado de presença).
Faça a sua inscrição através do link – https://forms.gle/zGyDCywDMPn6ous48

O valor de inscrição para os participantes (c/ apresentação de artigo) tem redução.

A inscrição só é considerada efetiva com a apresentação do respectivo comprovativo de transferência bancária.

1º dia – SEMINÁRIO

Programa Preliminar

  9:30 – 10:00  Abertura – Receção e registo dos participantes
10:00 – 10:15  Sessão de abertura
10:15 – 11:15  Sessão 1 – Evolução Tecnológica (Nova visão da construção)
11:15 – 11:30  Pausa para café
11:30 – 12:30  Sessão 2 – Economia Circular e Sustentabilidade da Terra
   Sessão 3 – Construção em Terra e Saúde

 

12:30 – 14:00  Almoço
14:00 – 15:00  Sessão 4 – Intervenção no património em Terra
15:00 – 15:45  Sessão 5 – Intervenção no património em Terra
15:45 – 16:00  Pausa para café
16:00 – 16:45  Enquadramento legal da Construção em Terra
16:45 – 17:45  Mesa Redonda
17:45 – 18:00  Sessão de encerramento

MESA REDONDA

TERRA MATERIAL REGENERATIVO – GESTÃO E USO

Gestão das terras para a valorização do material. Como a gestão das Terras, pode contribuir para tornar o processo da sua aplicação na arquitetura, mais eficiente, garantir a qualidade das construções e reduzir o custo da obra ao mesmo tempo que reduz o impacto no meio ambiente. 

MODERADORA
– Ana Perdigão Antunes, Arquitecta e Presidente de Direção CdT

ORADORES CONVIDADOS
– Catarina Santos, Engenheira – RCD – Resíduos de Construção e de Demolição s.a.
– José Mirão, Geólogo – Laboratório Hercules
– Milene Gil, conservadora-restauradora – Laboratório Hercules
– Nuno Vasconcelos, Arq – DOING
– Romain Anger, diretor científico da Amàco (França)

Catarina Santos

Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Colabora com a RCD, SA desde 2013, primeiro como Engenheira do Ambiente e desde há dois anos como directora técnica da empresa. Acompanhou os processos de implementação de marcação CE nos agregados reciclados, e todos os dias se certifica que, pelo menos 97% dos resíduos que entram nas instalações da RCD, SA são reciclados. Desta forma, a RCD, empresa promotora da Economia Circular, oferece uma solução para a correcta gestão dos rcd’s.

José Mirão

É professor na Universidade de Évora. Geólogo, com Doutoramento e Agregação em Geologia, especializou-se no estudo material de Património, em mineralogia/geoquímica e em técnicas analíticas, especialmente microssondas e métodos in-situ (e.g. XRF, XRD, SEM-EDS, LA-ICP-MS, microscopia ótica). É responsável por unidades curriculares em cursos de Geologia e Arqueologia. Os seus temas de investigação incluem argamassas antigas, pintura mural, cerâmicas arqueológicas, vidros e azulejos. É autor de um corpo substancial de artigos (http://orcid.org/0000-0003-0103-3448 ) e editor de um livro. Desde 2019, é Diretor do Laboratório HÉRCULES e foi vice-diretor desde a sua criação, em 2009.

Milene Gil

Investigadora e Membro Sénior integrado do Laboratório Hercules, especialista em ciências do Património na área da pintura mural. Possui Bacharelato e Licenciatura em Conservação e restauro; Doutoramento pela FCT/UNL em Teoria, Histórica e Técnicas da Produção Artística e Pós-Doutoramento de 6 anos em Ciências do Património na Universidade de Évora. Ao longo de 20 anos tem participado como membro de equipas ou como PI em projetos nacionais e internacionais de conservação e restauro, documentação, diagnóstico e estudo técnico e material de pintura mural. Entre os projetos, destaca-se para a temática do presente encontro, Pigmentos e Práticas da Pintura Mural: caracterização dos materiais e das tecnologias da cor no Património urbano do Alentejo (POCI/HEC/59555/2004).

Nuno Vasconcelos

Trabalhou como arquitecto no Porto (2006-2012), colaborando com Correia Ragazzi arquitectos e a parceria Souto de Moura/Graça Correia. Em 2012, muda-se para Berlin iniciando-se na construção em Terra, em especial Taipa, com a empresa Lehmbauwerk. Ao mesmo tempo, experimenta processos e materiais em diferentes festivais e workshops (Portugal, Austria, Bélgica, Alemanha) e desenvolve investigação para a reutilização de escavações e demolições de edifícios em contexto de cidade (Berlin), para construção em terra crua. Deste percurso, nasce DOING.pt para desenvolver projectos e ideias, focando-se no acompanhamento e organização na transformação da terra em material de construção. Desde 2020 vive em Portugal.

Romain Anger

É engenheiro e doutor especialista em arquitetura de terra crua, coautor do livro Bâtir en Terre, e das exposições Ma Terre Première e Terres de Paris. Foi corresponsável do tema “Material” do laboratório CRATerre – ENSAG. É atualmente diretor pedagógico e científico de Amàco, um centro de experimentação e de formação sobre a terra e as fibras vegetais, que tem como objetivo formar profissionais capazes de construir com os materiais que encontram debaixo dos pés e ao alcance da mão. É também professor associado da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Lyon (ENSAL) e investigador do laboratório EVS-LAURE da ENSAL.

2º dia – VISITA
PATRIMÓNIO em TERRA de SANTIAGO DE CACÉM

09:30 – 10:00 Receção dos participantes
Ponto de encontro: Parque de estacionamento junto à rodoviária de Santiago do Cacém
10:00  Partida
12:30 – 14:00  Almoço – Associação Cultural de Santiago do Cacém / A Sociedade Harmonia
18:00   Fim da visita

ROTEIRO
Visita ao Património da Arquitectura em Terra em Santiago de Cacém irá proporcionar um percurso, entre as unidades de produção locais tradicionais, como são exemplo os Fornos de cal ou Telheiros do concelho, hoje desativados passando por edifícios em taipa com décadas de utilização, reconhecendo o comportamento do edificado ao longo do tempo; até construções contemporâneas com recurso à taipa, nomeadamente habitações ou turismo rural, quer seja obra terminada, quer seja obra atualmente em curso. O percurso no território é delineado de modo a proporcionar uma leitura do lugar de cada uma das edificações em visita, em zonas de serra, barragem ou costeira.

Pretende-se com esta visita revisitar os lugares de produção de materiais de construção tradicionais de outrora,  fazer um reconhecimento do património construído em terra no concelho, e fazer um reconhecimento da técnica construtiva da taipa como técnica de construção contemporânea.

Nota: o valor de almoço não está incluido na inscrição.

COORDENAÇÃO E GUIA
– Cláudia Gaspar (Secção Regional do Alentejo – Ordem dos Arquitectos)

Associação Cultural de Santiago do Cacém

A Associação CSC foi fundada em 1984 por um grupo de professores, estudantes, funcionários públicos, animadores culturais, técnicos de saúde, e outros agentes com atividade na atual cidade, com um objetivo comum, que consideravam necessário intervir e participar.  Desenvolve um trabalho assente na inovação e na criatividade. A sua atuação rege-se pela abertura e transparência, e por uma cultura de parcerias locais e nacionais que lhe permite intensificar as suas acções.”

A Sociedade Harmonia

A Sociedade Harmonia tem por fim estreitar as relações de amizade e convivência entre os seus associados e proporcionar-lhes, dentro das suas possibilidades financeiras, um recreio agradável e instrutivo por meio de leitura, música, teatro, conferências, saraus, reuniões familiares, desportos, jogos permitidos por lei etc.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

TEMAS
T1 – Enquadramento legal da Construção em Terra

T2 – Evolução tecnológica. (Nova visão da construção)
T3 – Economia Circular e Sustentabilidade da Terra
T4 – A construção em terra e a saúde
T5 – Património em terra

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO
Os resumos terão uma extensão máxima de 300 palavras, devendo ser enviados através do formulário disponível. As propostas de comunicação deverão ser submetidas em Português ou Inglês.
Cada participante só poderá assinar no máximo duas propostas, como primeiro autor.
Os resumos deverão ser submetidos em documentos de texto (formatos .doc ou .docx). O nome do ficheiro deve indicar o tema em que se enquadra, título da comunicação e autores (ex. T1-Certificação Energética da terra-RuiM_PaulaS.doc).

Para a submissão de propostas deverão preencher o formulário Resumos SAT21

Para questões relacionadas com o envio de propostas, por favor, contacte através do endereço info.centrodaterra@gmail.com.

Deste congresso resultará a publicação de um livro de atas em formato eletrónico com os resumos e os artigos das comunicações/pósteresapresentados no congresso.

DATAS IMPORTANTES

  • Data limite de submissão de resumos: 20 27 de setembro de 2021
  • Data de notificação dos autores: 27 3 de outubro de 2021
  • Data limite de submissão de artigos: 29 de outubro de 2021
  • Data de notificação dos autores: 2 de novembro de 2021
  • Data limite de inscrição no congresso – preço reduzido: 11 de outubro de 2021
  • Data limite de inscrição no congresso – preço normal: 03 de novembro de 2021

INSCRIÇÂO dos AUTORES
Inscrição obrigatória (inclui coffee-break e certificado de presença).
Faça a sua inscrição através do link – https://forms.gle/dKkqG7e6LwYg3ucn8

COMISSÃO CIENTÍFICA

– Ana Velosa (Universidade Aveiro)
– Daniel Oliveira (Universidade do Minho)
– Fernando Rocha ( Universidade de Aveiro)
– Idália Gomes (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
– Inês Flores-Colen (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
– Luís Mateus (Centro da Terra)
– Maria Fernandes (ICOMOS-Portugal)
– Nuno Batista (ADENE)
– Paulina Faria (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Univ. Nova de Lisboa)