ENQUADRAMENTO

O ciclo de conversas Terra+Saúde’20, foi pensado pela Centro da Terra, no âmbito da sua ação de promoção da arquitetura em terra, com o propósito de integrar e divulgar o conhecimento de alguns especialistas sobre os benefícios do uso da terra na construção, gerando ambientes mais amigos da saúde e do conforto dos utilizadores.

OBJETIVOS

Esperamos encontrar nestas conversas algumas respostas para quem se preocupa com as questões do conforto e da qualidade do ar interior dos edifícios, no sentido de promover a saúde dos seus ocupantes e paralelamente não prejudicar a saúde do nosso planeta. Num momento tão particular, no qual se fala dos impactes gerados pela pandemia e se pretende uma sociedade mais sustentável, poderá a arquitetura em terra ser uma resposta?

LOCAL

Sessões online, através da plataforma Zoom

COMISSÃO ORGANIZADORA

– Ana Perdigão Antunes (Centro da Terra)
– Ana Velosa (Centro da Terra)
– Rui Morbey (Centro da Terra)

SESSÕES

1ª Sessão – Edifícios Saudáveis – Dia 15 de outubro;
2ª Sessão – Dados sobre a Terra – Dia 22 de outubro;
3ª Sessão – Habitar em Terra – Dia 29 de outubro.

DESTINATÁRIOS

O evento destina-se a Arquitetos, Engenheiros, profissionais de saúde, todos os profissionais da área da construção e ao público em geral.

INSCRIÇÕES

A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Faça a sua incrição através do link – https://forms.gle/rYj5sut1EwcALd2H6

1ª SESSÃO – EDIFÍCIOS SAUDÁVEIS

Dia 15 de outubro, pelas 18:30.

OBJETIVOS

O que são espaços saudáveis? Uma conversa na qual serão abordados conceitos gerais sobre qualidade do ar interior: diagnóstico, legislação, materiais naturais, entre outros.

 MODERADORES

– Ana Velosa Prof.Dra(Universidade de Aveiro / Centro da Terra)
– Ruy Morbey Arq.(OA/Centro da Terra)

ORADORES CONVIDADOS
– Miguel Fernandes Dr (Habitat Saudável) 
– Carla Silva Dra(….)

Carla Florbela Silva Eng.

Formada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro, com pós-graduação em Arquitetura e Engenharia Civil pela Universidade de Bath. Durante a pós-graduação a Carla estudou a interação de vários materiais de construção com os poluentes gasosos presentes no interior dos edifícios com a finalidade de entender de que forma os materiais poderiam contribuir para uma boa qualidade do ar interior. Após a pós-graduação a Carla começou a trabalhar como Cientista no Building Research Establishment em Watford, Inglaterra, no departamento Building Technology. Aqui realizou trabalhos de investigação e consultadoria relacionados com a qualidade do ar interior e também testes no âmbito da certificação de edifícios BREEAM e WELL.

Miguel Fernandes Dr 

Geobiólogo especialista em Saúde Geoambiental coautor do livro “Uma casa mais saudável, uma família mais feliz”. É sócio fundador da HABITAT SAUDÁVEL.

Miguel Fernandes é licenciado em Geografia pela Universidade do Porto com uma especialização em Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho e Pós Graduação em Saúde Geoambiental pela Universidade Real Centro Universitário Maria Cristina em Madrid.
Membro da Associação de Estudos Geobiológicos (GEA) em Espanha, Miguel Fernandes é consultor e formador e tem como missão estudar e minimizar o impacto negativo das radiações naturais, dos tóxicos ambientais e da contaminação eletromagnética presente no interior dos edifícios contribuindo para uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas.

2ª SESSÃO – DADOS SOBRE A TERRA

Dia 22 de outubro, pelas 18:30.

OBJETIVOS

Para conhecer a Terra, as sua características e potencialidades para a criação de espaços mais saudáveis, iremos falar com investigadores na área. 

MODERADORES

– Ana Velosa Prof.Dra.(Universidade de Aveiro / Centro da Terra)
– Ruy Morbey Arq.(OA/Centro da Terra)

ORADORES CONVIDADOS
– Idália Gomes Prof.Dra.(Instituto Superior de Engenharia de Lisboa)
– Paulina Faria Prof.Dra.(Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa)
– Jorge Fernandes Arq.(Universidade do Minho / reVer)

Idália Gomes Prof.Dra

Professora Ajunta no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Doutorou-se em Engenharia Civil na especialidade de Ciências da Construção na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa, com o tema “Conservação de construções de taipa: argamassas de reparação”. É atual membro da Comissão Coordenadora da Licenciatura em Engenharia Civil, e desenvolve investigação na área dos produtos de construção com baixa energia incorporada, conservação e durabilidade. Orientadora e co-orientadora de várias teses de mestrado com trabalhos já concluídos. Tem participado projetos de investigação na área da construção sustentável, e publicado um número significativo de artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais. Consultora nZEB (2016-2020) – SouthZEB Portugal. Co-funded by the inteligente Energy Europe Programme of the european Union. É membro do centro de investigação CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability e da Associação Centro da Terra, onde colabora na comissão técnica de normalização na área da sustentabilidade dos edifícios.

Paulina Faria Prof.Dra

Doutorada em Engenharia Civil, Mestre em Construção, com o curso de Preservation d´Architecture de Terre do CRATerre, é Professora Associada da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), onde é docente e desenvolve investigação especialmente em materiais, produtos e tecnologias para a construção com baixa energia incorporada, conservação, durabilidade e patologia de edifícios. Foi membro do Conselho da FCT NOVA e da Comissão Executiva do Dep. Eng. Civil, é membro do Concelho Científico da FCT NOVA, coordenadora ou membro do concelho científico do Doutoramento em Eng. Civil, de dois mestrados e de uma pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável. Foi investigadora do LNEC e docente do Instituto Superior Técnico e do Instituto Politécnico de Setúbal. É membro do centro de investigação CERIS – Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, da Associação Centro da Terra, da rede Ibero-Americana PROTERRA, do ICOMOS, onde colabora no ISCEAH – International Scientific Committee on Earthen Architectural Heritage, da RILEM, onde colabora nas comissões técnicas sobre construção com terra, com materiais de construção com base biológica e com base em cais, e de comissões técnicas do IPQ sobre alvenarias e sustentabilidade na construção. É editora-associada da revista científica internacional Journal of Building Engineering, membro do editorial board e revisora de numerosas revistas científicas, avaliadora de agências de investigação nacionais e internacionais que financiam bolsas e projetos de investigação, e membro de diversos projetos de investigação. É autora de mais de 200 publicações e orientou mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

Jorge Fernandes Arq.

Licenciado em Arquitectura pela Universidade de Évora (2007) e Mestre em Construção e Reabilitação Sustentáveis (2012) pela Universidade do Minho, com a dissertação “O Contributo da Arquitectura Vernácula Portuguesa para a Sustentabilidade dos Edifícios”. Foi colaborador no gabinete “Armadilha Solar — arquitectura, energia, ecologia” (2007-2012). Correntemente, é doutorando na Universidade do Minho onde desenvolve investigação sobre os princípios de sustentabilidade da arquitectura vernácula portuguesa, com enfoque no desempenho térmico, conforto e avaliação de ciclo de vida.

É PQ no Sistema de Avaliação da Sustentabilidade de Edifícios – SBToolPT, membro do projecto reVer (www.rever.pt) e da International Initiative for a Sustainable Built Environment (iiSBE).

3ª SESSÃO- HABITAR EM TERRA

Dia 29 de outubro, pelas 18:30.

OBJETIVOS

Uma conversa com os autores de projetos de Arquitectura de edificios em Terra. Projetos nos quais a Terra tem um papel preponderante para o conforto e saude dos seus utilizadores (habitantes).

 MODERADORES

– Ana Velosa Prof.Dra.(Universidade de Aveiro / Centro da Terra)
– Ruy Morbey Arq.(OA/Centro da Terra)

ORADORES CONVIDADOS
Àngels Castellarnau Arq. (Edra Arquitectura Km0)
– João Boto Caeiro Arq.
– Pedro Jervell Arq. (Skrei)

Àngels Castellarnau Visús Arq. 

Arquitecta por la UPC (Universitat Politécnica de Catalunya), especializada en bioconstrucción, arquitectura de bajo impacto ambiental y arquitectura de tierra. Phd por la UPC en Energía natural en la Arquitectura. Investiga sistemas constructivos con material local y la gestión de recursos naturales en el territorio. Fundadora del estudio Edra Arquitectura km0. Recibió el Premio Internacional de Arquitectura Contemporánea en Tierra Cruda Terra Award 2016, el Premio de Construcción Sostenible de Castilla y León 2015-2016 y el Premio de Sostenibilidad del García Mercadal 2017 y 2018 por, entre otras, una casa de Tapia en Ayerbe (España). Miembro de la red PROTERRA. Cofundadora de la plataforma Made in tierra Spain.

Pedro Jervell Arq. 

Pedro Jervell, formou-se em arquitectura em 2003 pela escola de Londres AA (Architectural association). Iniciou a sua actividade em Portugal em 2006 com uma oficina multidisciplinar focando-se na experimentação de materiais e linguagem arquitectonica. Formou uma equipe de artesãos considerando o valor dos mesmos numa prática única entra arquitectura, investigação, obra e expressão artística. Em 2010 cofundou a Skrei Lda. e durante 10 anos desenvolveu as mesmas ideias de juntando outras artes e colaboradores. Montou e fez parte de inúmeros workshops na europa (Servia, Eslovénia, Londres, Suíça,). Com a Skrei expos na Royal academy of Arts, Fundação da Gulbenkian, Centro de Artes de Guimarães, Museu Matadeiro em Madrid, MAAT em lisboa. Actualmente montou a Gørvell que segue os princípios de interdisciplinaridade e experimentaliedade entre profissionais, artesãos e artistas.