Notícias

SAT2019, Santiago do Cacém ©Rui Morbey

FILME “TERRA” NO PORTO

O filme TERRA finalmente estará no Porto, no Cinema Passos Manuel – Há Filme na Baixa! Dia 25 de Janeiro, pelas 22h.

TERRA, Portugal, 2018

Realização: Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres

Doclisboa’18 – Prémio Doclisboa para melhor Filme da Competição Portuguesa

Algures no Alentejo, estão dois grandes fornos cobertos de terra onde um homem faz carvão.  Elementos essenciais como o fogo, a água, o ar, a terra e o espaço refletem, respiram e celebram o ritmo da Terra.

http://portopostdoc.com/home/ha-filmes-na-baixa/2020/view?id=1007#C1 

Trailer

https://vimeo.com/292667910 

Uma entrevista

https://www.jornaldofundao.pt/cultura/cinema-encontro-com-hiroatsu-suzuki-e-rossana-torres-por-daisuke-akasaka/ 

LANÇAMENTO DO LIVRO “O ADOBE”

No passado dia 14 de Setembro de 2016, aconteceu o lançamento do segundo volume da colecção “Cadernos de Construção com Terra” dedicado ao ADOBE.

No âmbito do 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira – “Culturas Partilhadas”, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, recebeu este evento onde estiveram presentes as autoras, o editor e representante da CdT.

Este caderno propõe uma abordagem geral da produção de Adobe, apresenta princípios para a sua reabilitação e reparação em construções e oferece uma perspectiva das suas potencialidades enquanto material e técnica de construção em Portugal.

O livro inclui um glossário de termos relacionados com as práticas regionais de construção com adobe e uma bibliografia específica sobre o adobe.

Esta edição conta com o Apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e com o apoio Institucional da Associação Centro da Terra

CARTOTERRA.NET – BASE DE DADOS PARA ARQUITECTURA DE TERRA

O CRATerre anuncia que a versão beta do cartoterra já se encontra online.

Está a ser atualizado e melhorado e cada um pode contribuir para o mapeamento da arquitetura de terra (histórica e contemporânea).

cartoterra.net  

APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SEISMIC-V: ARQUITETURA SISMO-RESISTENTE VERNÁCULA EM PORTUGAL

O projeto de investigação SEISMIC-V: Arquitetura Sismo-resistente Vernácula em Portugal, coordenado pela Escola Superior Gallaecia com a parceria dos Departamentos de Engenharia, da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro, foi aprovado e financiado pela FCT e desenvolvido de 2013 a 2015. O projeto pretende constituir um instrumento útil na compreensão e na aplicação de técnicas tradicionais sismo-resistentes na arquitetura vernácula portuguesa.

Os principais resultados serão apresentados e debatidos em três sessões complementares:
Sessão I – em Guimarães, na Universidade do Minho, no dia 18 de Set., 6ªf., das 14h30 às 16h30 (sessão em inglês).
Sessão II – em Aveiro, na Delegação Regional da Ordem dos Engenheiros, no dia 21 de Set., 2ªf., das 16h às 18h.
Sessão III – em Vila Nova de Cerveira, na ESG, no dia 24 de Set., 5ªf., das 16h às 18h.

A publicação resultante do Projeto, Cultura Sísmica Local em Portugal, será oferecida a todos os representantes de instituições, municípios e empresas do sector, presentes numa das sessões.

Participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 21 de setembro através do email: ciesg@esg.pt e/ou por telefone: 251 794 054.

PIRATE – CURSO E AVALIAÇÃO ECVET

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT UNL), parceira portuguesa do projecto PIRATE (Provide Instructions and Resources for Assessment and Training in Earthbuilding), em conjunto com a Associação Centro da Terra (CdT), têm o prazer de enviar a Newsletter 5 onde constam informações não só relativas ao PIRATE mas também a outros projectos e actividades na área da construção com terra.

O projecto PIRATE já está nos seus últimos meses de desenvolvimento, estando já finalizada uma grande parte do trabalho que nos propunhamos realizar. As unidades de resultados de aprendizagem relativas aos processos construtivos e às técnicas de construção com terra relativas a paredes de alvenaria e monolíticas, para níveis 3, 4, 5 e 6 estão concluídas e em fase final de verificação das traduções para cada uma das línguas dos parceiros do projecto. Foram todas estruturadas em termos de Conhecimentos (knowledge), Aptidões (skills) e Competências, de acordo com os princípios definidos para os créditos europeus para a formação profissional e educação vocacional ECVET. Estão associadas a indicadores e critérios de avaliação.

A informação vai sendo disponibilizada e pode ser consultadas em pirate.greenbuildingtraining.eu/public/.

Todas as Newsletter estão disponíveis na plataforma do projecto PIRATE, em pirate.greenbuildingtraining.eu/public/, assim como informação complementar. Parte da informação que se encontra na plataforma pode ser consultada nas oito línguas dos parceiros europeus do projecto.

Entretanto de 28 a 30 de Julho de 2015 vai decorrer no Campus de Caparica da FCT UNL um 1º curso de formação e de avaliação utilizando as unidades e os critérios desenvolvidos para o nível de qualificação profissional 3 relativos à parte das cofragens e da execução da taipa, de acordo com os créditos ECVET. Este curso dirige-se a profissionais da construção que queiram ampliar as suas competências à taipa ou que as queiram ver validadas através de uma certificação Europeia.

Para este curso agradecemos desde já o apoio na disponibilização de materiais, gentilmente cedidos pelas empresas Fradical, Secil e Imperalum.